top of page

As Flores Comestíveis são cultivadas no Jardim Vital sem uso de agrotóxicos, seguindo os princípios e as técnicas da agroecologia. Compreendemos que a alimentação é a mais fundamental necessidade humana. Sua saúde pode ser incrementada diariamente a partir do uso de flores comestíveis e demais vegetais frescos. Dê cor, sabor e saúde às suas receitas. Conheça a seguir nosso cardápio de alimentos sem agrotóxicos.

Prestamos assessoria técnica para sua autonomia no manejo das plantas e contamos com valiosos parceiros para o fornecimento de vasos, substrato, adubo natural e ferramentas fundamentais para preencher de vida seu ambiente domiciliar ou empresarial.

 

Pedidos

22 997 920 387

VIVO / WhatsApp

Feijão-borboleta, butterfly pea flower

Clitoria ternatea L.

Nativa da Ásia Equatorial. Suas flores, ricas em flavonóides e antocianinas, têm ação antioxidante. São utilizadas em preparos culinários e remédios caseiros diversos (para o controle de diabetes, proteção do fígado e afecções cutâneas). O sabor é suave, levemente adocicado. Podem ser servidas cruas em saladas e sucos. Seu chá é um valioso corante natural! Exercite sua criatividade a partir das sugestões deste álbum.

Desta espécie fornecemos flores recém-colhidas, em caixas com 20 unidades.

 

Bertalha, ceylon spinach, malabar spinach, poisag, saan choi

Bassella alba L.

Herbácea perene, de desenvolvimento rápido, que pode ser facilmente conduzida como trepadeira. Nativa da Índia e Sudeste Asiático. As folhas podem ser ingeridas cruas, em saladas e sucos, ou refogadas, ensopadas, trituradas e adicionadas à massa de tortas, pães e bolinhos fritos. Os ramos jovens e inflorescências também podem ser preparados cozidos. Os frutos contém corante natural. A bertalha rica em zinco, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas A e C.

Ora-pro-nobis, groselha-de-barbados, trepadeira-limão

Pereskia aculeata Mill.

As folhas deste cacto, nativo do Brasil, representam um valioso recurso alimentício: contêm em média 25% de proteína e vários aminoácidos essenciais, além de expressivos teores de zinco, nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, cobre, manganês e boro. Sirva-as cruas em saladas e sucos, ou refogadas, ensopadas, trituradas e adicionadas à massa de pães, pizzas e tortas, ou em cremes, sopas, risoto e molhos. As folhas, secas e moídas dão origem a uma farinha nutritiva que pode ser adicionada diretamente às receitas. As flores e frutos também são deliciosos. Por suas características de fácil manejo e potencial nutritivo a espécie deve ser mais amplamente difundida e utilizada na merenda escolar, tratamento de convalescentes e entre populações sob condições de insegurança alimentar e nutricional.

 

Vinagreira-roxa, false roselle, asam susur, som kop

Hibiscus acetosella Welw. Ex Hiern

Arbusto sublenhoso, nativo da África Tropical. As folhas são intensamente vermelhas, macias, suavemente azedinhas, ótimas para servir cruas em saladas e sucos, ou fervidas para o preparo de chá. Podem também ser refogadas ou caramelizadas. No arroz, deixa tonalidade e sabor marcantes. As flores também ficam lindas e saborosas em saladas e os cálices são a base de um delicioso refresco-chá. Todas as partes da planta tem ação antioxidante.

 

Moringa, bem tree, drumstick tree, horseradish tree

Moringa oleifera Lam.

Arvoreta nativa da Índia. Suas folhas, servidas cruas ou refogadas/cozidas são valiosa fonte de cálcio, ferro, potássio, carotenoides, vitamina C e proteína rica em aminoácidos essenciais. As flores são perfumadas e deliciosas, servidas em saladas cruas, ou cozidas ou empanadas. As sementes, trituradas, são úteis na purificação da água. A planta pode atingir mais de 10 metros de altura. Por essa razão, para facilitar a colheita, mantenha-a mais baixa por meio de podas frequentes dos ramos apicais.

 

Espinafre-amazônico, joyweed, brazilian spinach

Alternanthera sessilis (L.) R.Br.

Hortaliça nativa do Brasil. Suas folhas são usadas em saladas, sucos, refogadas ou cozidas no feijão, além de integrar receitas de tortas, bolinhos fritos, sopas, caldos, cremes, sopas e risotos. As folhas são ricas em fibras, flavonoides e fenóis.

 

Cará-do-ar, air potato, potato yam

Dioscorea bulbifera L.

Herbácea perene, trepadeira, nativa do oeste da África e Ásia Tropical. As túberas aéreas devem ser cozidas com casca. Deixe esfriar e solte a casca com facilidade. Servem ao preparo de deliciosos purês, cremes, sopas, pães, tortas e broas. Também são ótimas para se comer com melaço, sal ou molho de sua preferência. Se preferir, também podem ser descascadas e fritas como “chips”. As inflorescências bem jovens são comestíveis e decorativas de pratos.

 

Milho Índio

Zea mayz L.

Sementes de milho crioulo, perpetuada ao longo das gerações pelos povos indígenas do Brasil, não transgênico, cultivado no Horto Escola Jardim Vital sem agrotóxicos ou adubos de síntese química. As espigas, enquanto macias podem ser consumidas cozidas, assadas ou em pamonhas, mingaus e guisados. Quando secas podem ser debulhadas e os grãos moídos para fazer um vistoso fubá avermelhado!

Milho Inca, maiz morado

Zea mayz L.

Sementes de milho originário do Peru. Não transgênico. Cultivado no Horto Escola Jardim Vital sem agrotóxicos ou adubos de síntese química. Esta variedade de milho crioulo, rica em antocianinas, é usada no preparo de Chicha

 

Ciboulette, cebolinha-francesa

Allium schoenoprasum L.

A cebolinha francesa possui um sabor mais delicado que a cebolinha comum. É amplamente utilizada pelos grandes chefs internacionais, não só para condimentar como também para decorar os pratos. Os franceses as denominam de ciboulette, isto devido ao tamanho de suas folhas, que são bem menores que as outras. Forma touceiras e produz flores de coloração arroxeada. 

 

Salsa, salsinha

Petroselinum sativum Hoffm.

É uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia em todo o mundo. Use inclusive as hastes e não só as folhas, para aproveitar ao máximo o potencial deste valioso alimento rico em cálcio, vitamina C, piridoxina B6, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, niacina, tiamina B1, riboflavina B2.

Tomilho, Thyme

Thymus vulgaris L.

Subarbusto aromático nativo da Costa do Mediterrâneo, perene, forma touceiras de 20-30 cm de altura. Suas pequenas folhas são de uso clássico na culinária. A planta é rica em óleo essencial (timol), utilizado em fitoterapia como antisséptico e fortalecedor do sistema respiratório. 

Poejo

Mentha pulegium L.

Planta herbácea, rasteira, de até 20 cm de altura, originária da região do Mediterrâneo e Oriente médio. O poejo é cultivado desde a antiguidade por suas qualidades aromáticas e terapêuticas no combate a febre, resfriados, tosse e catarro. Pode ser usado em sucos, chás, licores, vinhos, saladas, cozidos, assados e pudins. Contudo, não deve ser utilizado por gestantes. Os ramos também podem ser colocados em travesseiros de animais domésticos a fim de repelir pulgas (o epíteto pulegium, em latim, deriva de pulex = pulga). A espécie pertence à mesma família botânica do hortelã e da menta.

Manjericão verde, basilico, albahaca, yerba buena

Ocimum basilicum L.

Arbusto perene originário da Índia e Ásia. Suas folhas oferecem nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, além de manganês, magnésio, cobre, cálcio, ferro e Ômega 3. Também têm grande variedade de óleos essenciais, tais como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas. O manjericão é amplamente usado no preparo de chás, sucos, molhos, saladas, como tempero de tomate, abobrinha, berinjela, e no preparo de pizzas e torradas condimentadas. É o ingrediente fundamental do nosso PESTO. São conhecidas mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

Manjericão-rubi

Ocimun sp.

Seu sabor suave e refrescante confere um toque especial de cor e aroma aos pratos e sucos.

Estamos em plantio permanente, volte em alguns dias para ver as novidades!

Procura por alguma espécie? Entre em contato

bottom of page